quarta-feira, 17 de julho de 2013

Festival de Contos do Rio de Janeiro: Emoção, brilhantismo, sensibilidade em um final de semana inesquecível!



Apresentações de teatro, dança, oficinas, artistas , escritores e Leitores, marcaram a grande festa que foi o 1º Festival de Contos do Rio de Janeiro, resultado do 1º Festival de Contos da Literarte que recebeu a inscrição de 628 contos de países Lusófonos diversos, o Festival abre uma nova perspectiva de divulgação e popularização do gênero. 
A Cidade de Cabo Frio, local escolhido para o 1º Festival, recebeu este final de semana, centenas de pessoas, que acompanharam emocionadas as dramatizações de alguns contos, a entrega de dois prêmios de suma importância e o lançamento de diversos livros.
O Clima quente, e as lindas praias foram um atrativo a mais para receber os participantes que vieram de diversas partes do Brasil e do mundo. 
O Festival inspirado nos grandes Festivais Internacionais, foi criado para entrar na história do Estado do Rio de Janeiro e definitivamente entrar para o calendário comemorativo da cidade. 
A Literarte- Associação Internacional de Escritores e Artistas, já recebeu o convite para estar levando o Projeto do Festival, para a cidade de Buenos Aires no início do próximo ano, fortalecendo assim, os laços de cultura e amizade já cultivados entre a Literarte e a Argentina. 
Carla Bahia, Presidente da Fundação Casa de Jorge Amado
Como pioneiro no Estado do Rio de Janeiro, o Festival alcançou seu objetivo de difusão do gênero, reconhecimento de novos e grandes nomes e principalmente, de levar á reconhecimento público a estruturação de um conto e a emoção que pode ser colocada em poucas linhas. 
As crianças que fizeram a abertura, o espetáculo da Cia de Dança Rosa de Marchi que abriu o convite oficial ao Intercâmbio Brasil - Argentina e a narrativa comovente dos atores, além da presença de nosso convidado especial o ator Maurício Mattar deram o toque final a este 1º Festival e fez a Releitura e dramatização do Conto vencedor do Concurso "O Quarto centenário" de Charles Simões , um maranhense muito simpático que encantos a todos com sua simplicidade e simpatia. 
Charles Simões e Maurício Mattar 
A Literarte contou com a Parceria da editora Mágico de Oz e com o apoio da secretaria de cultura de Cabo Frio representados na foto abaixo por Angela Fiengold e pelo Secretário de Cultura José Fakury 
Quem veio, certamente não se arrependeu, e com certeza, ficará marcado para sempre na história deste Festival. 
Foram lançados diversos livros, entre eles os livros da Mágico de oz, do Festival de Contos e de alguns associados como Roseli Übler e Sandro Henrique.
Toda a matéria estará na próxima edição do Jornal Sem Fronteiras, que esteve presente para a cobertura completa do evento. 
Izabelle Valladares, Maurício Mattar e Dyandreia Portugal
Os vídeos estão no YOUTUBE:
http://www.youtube.com/watch?v=vAXXOFu7uS4&hd=1 (Abertura com Leitura de Nay Junqueira e Anna Beatriz Valladares) 
http://www.youtube.com/watch?v=4p1bMbh2Z_E&hd=1 (ET de Varginha com Jannini Rosa e Izadora Valladares) 
http://www.youtube.com/watch?v=VyryFf5uR4Y&hd=1 (Leitura do conto Divina Terra de Dulce Couto com Cláudia Mury e Walter Barros)
http://www.youtube.com/watch?v=Yf8hONtUm_I&hd=1 (Leitura do conto o Beijo de Nelson Rodrigues)  
Ano que vem nos reencontramos! 
Izabelle valladares 
Presidente da Literarte e Idealizadora do Festival
Cobertura fotográfica: Gabriel Bossini

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Começa nesta Sexta-Feira, o maior movimento cultural entre Brasil e Áustria, o Carnaviena - Organização ABRASA


A Federação para a Paz Universal , em cooperação com ACUNS Viena convida para uma conferência que é organizada como parte do evento cultural "ÁUSTRIA BRASIL EM MOVIMENTO - CarnaVienna 2013" pela ABRASA, um ponto Cultural Austro-brasileira e afro-brasileira na Áustria com o foco na  promoção da educação, atividades culturais e de integração social Cultura e Economia Criativa como elementos básicos para a Sustentabilidade 

O CARNAVIENA é basicamente uma sub-plataforma de projetos que utiliza a cultura como veículo intercâmbio entre o Brasil e a Áustria, voltado à promoção e desenvolvimento de negócios do turismo, economia criativa e outros segmentos com potencial para investimentos. 

Além de tudo isso, o CARNAVIENA também é um evento orgânico e versátil que atua como uma Feira Brasil de Exposição do Turismo, Economia Criativa e Investimento.
Em 2012, aconteceu o pré-lançamento Carnaviena na Viena - Áustria e esta sexta-feira, sábado e domingo acontecerá a grande festa brasileira na Áustria. Neste momento, o evento estará promovendo as ações pensadas para 2013/2014 tendo como foco o Intercâmbio Cultural e Turístico, a Economia Criativa e os Investimentos Privados, tendo a participação de instituições do Setor Público, Privado, Terceiro Setor e Setor de Ciência e Tecnologia do Brasil e da Áustria, os quais promoverão formas de integração de seus recursos potenciais.
1) O que é a Abrasa?

A Abrasa é uma associação civil, sem fins lucrativos, dedicada exclusivamente à prestação de serviços de utilidade pública, em especial à promoção e ao fomento do intercâmbio cultural, acadêmico-científico e artístico entre Brasil e Áustria.
A instituição é reconhecida oficialmente como Ponto de Cultura brasileiro desde 2010. A abrasa trabalha em prol do da inserção e do desenvolvimento social de imigrantes na Áustria utilizando a cultura e a economia criativa como principais ferramentas disso. Através das suas atividades, a Abrasa oferece informações, tira dúvidas e orienta a comunidade de imigrantes brasileiros para que eles tenham mais oportunidades de obter uma vida digna. Uma das maiores preocupações da abrasa é o combate à criação e disseminação de estereótipos. Isto porque, a difusão de estereótipos é um dos maiores precursores do preconceito racial, étnico e de gênero.

A Literarte deseja que o Carnaviena seja um grande sucesso, e deseja a  presidente da ABRASA
Queila Rosa, toda sorte de bençãos para que tudo corra bem como nos anos anteriores.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

1º Festival de Contos do Rio de Janeiro ( De 12 a 14 de Julho no Teatro Municipal de Cabo Frio)

1º Festival de Contos do Rio de Janeiro ( De 12 a 14 de Julho no Teatro Municipal de Cabo Frio) 

Programação Oficial



TODAS AS MESAS DO EVENTO OCORREM NO TEATRO MUNICIPAL DE CABO FRIO INÁH DE OLIVEIRA
Obs: A entrada é franca, mas precisamos confirmar e cadastrar sua participação, tanto como ouvinte quanto como escritor, respeitando assim a capacidade de ocupação do Teatro.
Convidado Especial: 
- 12 de Julho de 2013, Sexta-Feira
16:00  horas - Inscrição abertas para aqueles que participarão dos 3 dias e desejarem receber certificado de participação.
17:00 - Abertura da Feira Literária.
18:00 - Abertura do palco com a leitura dramatizada do conto: A Menina que Viu Deus - Do Escritor Henrique Komatsu, pela atriz Mirim
Nay Junqueira e pela Escritora Mirim Anna Beatriz Valladares - Ambas de Cabo Frio.
 Nay Junqueira
 

Anna Beatriz Valladares



19:00 - Debate - O deserto Literário – com a Psicóloga e contista Odyla Paiva, participação de autores convidados para a mesa de debates.

20:00 - Abertura da Premiação do Festival de Contos
Leitura dos Contos:
Belezas do Brasil X Violência na Sociedade (Rogério Araújo) Por
Anderson Macleives e Débora Reis
Entrega de Medalhas, certificados de Participação, e Diplomas de Menção Honrosa aos Participantes do Concurso de contos do 1º Festival de Contos da Literarte (Livro Conto e Pronto)
Intervalo da Premiação com Leitura do Conto  Virando a Mesa (Maria Luiza Vargas Ramos ) - Anderson Macleives e Débora Reis
21:30 - Mini-cocktail com Bate-papo informal com os selecionados.


13 de Julho de 2013, sábado


12:00 horas: Inscrições para a participação no Book in a Box com o conselheiro da Literarte  James Macsill
13:00 - Abertura da Feira Literária de contos com tribuna livre para leitura de Micro-contos
13:30 - Leitura Dramatizada do conto - OS NOIVOS de Nelson Rodrigues por 
Yuri Vasconcellos 
Foto: Que a Flor, a Poesia e o Amor sejam sempre nossas armas...

14:00 - Book  in a Box com James Macsill (Obedecendo a capacidade do Teatro Municipal - Somente escritores previamente inscritos até o dia 30 de maio de 2013 ou até finalizarmos o número permitido)
Intervalo 15:30 - Leitura Dramatizada do Conto : Conversa com Babicia - (Analú Micosz) - Jannini Rosa e Vagner Cabral

17:30 - Intervalo ativo com Tribuna Livre para a leitura de Micro–contos

18:00  - A diversidade no conto brasileiro contemporâneo e seu regionalismo
(Distribuição gratuita dos livretos ganhadores do desafio regionalismo)
Leitura Dramatizada do Conto : O Sertão de Severino , O sertão do Patrão (Raquel Pagno) e do Conto O ET de varginha (Lucinha Lima)
Com Antônio Mendes, Vagner Cabral, Izadora Valladares e Jannini Rosa)
Autores convidados de  estados diferentes.
Contistas absolutamente diferentes numa conversa franca sobre os caminhos da prosa brasileira contemporânea.
Leitura do Conto:
Deus Visita o Sertão (Izabelle Valladares)

18:40 - Tribuna Livre para Micro-contos
19:30 horas - Apresentação do Conto Enfim Sós

20:00 - Abertura da Premiação da Editora Mágico de Oz, grandes contistas Selecionados - Prêmio Luso-brasileiro Melhores Contistas 2013
O ator Maurício Mattar faz a leitura dramatizada do conto; O quarto Centenário

21:00 - Noite de autógrafos do Livro Conto e Pronto e lançamento do Livro Vingança II, e Lançamento dos Livros Melhores Contistas 2013 da editora Mágico de Oz.

21:30 - Mini-Cocktail com bate-papo informal.

- 14 de Julho de 2013, Domingo


10:00 - Oficina de Criação Literária ( Necessário caderno e caneta)
12:00 - Encerramento das atividades com a entrega dos certificados de participação aos inscritos.

Idealizado por Izabelle Valladares 
Realização:
Informações: 22-2645-2368
diretoria@grupoliterarte.com.br 
Apoio: 




 

quarta-feira, 5 de junho de 2013

A Literarte comunica que foi convidada e estará participando da 83ª Feira do Livro de Lisboa

A Literarte comunica que foi convidada e estará participando da 83ª Feira do Livro de Lisboa, onde estaremos no Pavilhão da CPLP ás 16 horas no dia 8 de junho, para a "Apresentação da Literarte - Associação Internacional de Escritores e Artistas em Portugal, uma conexão com o Brasil "
A Literarte estará ao lado de nosso conselheiro Samuel Pimenta, que abriu para nós este espaço, e estaremos distribuindo catálogos, revistas, livros e divulgando a importância da união entre escritores, artistas e associações, que derrubam todas as fronteiras em Prol da Cultura.
Todos estão convidados! 
Samuel Pimenta
Estaremos apresentando a toda a comunidade lusófona presente na feira nossos associados e os livros que nos foram enviados dos seguintes autores:
J. C Bridon
Basilina Pereira
Eliana Neri
Paola Rhoden
Yara Franco
Deucélia Maciel
Geraldo Santana
Isis Berlinck Renault
Lucas Chagas
José Donizeti
Maria Luiza Vargas
Roseli Ubler
Margarida Drumond
Hebe Boa Viagem
Gisele Wolkoff
Vera Regina de Carvalho
Roseli SChunderlik 
Arlete Trentini Dos Santos 
Margot Weide 
Rogério Araújo
Flávia Assaife 
Literarte "Quem aparece passa por aqui"